Chiclete faz mal à saúde?

19/07/2018

Chiclete de vilão a aliado da saúde bucal

Antigamente mascar chiclete era um mau hábito, na qual os dentistas o criticavam pelo alto teor de açúcares, o que pode causar cáries, era motivo de repreensão nas consultas.

Entretanto, hoje em dia, muitos chicletes são produzidos sem a adição de açúcares, e, por isto, não são considerados vilões tão perigosos. O consumo não é proibido, desde que usados de maneiras moderadas e pontuais. 

Benefícios do Chiclete

Dentre os pontos positivos da ação de mascar chiclete, podemos citar a eliminação de pequenas quantidades de alimento nas faces oclusais (face dos dentes posteriores voltada para o arco antagonista) quando consumidos após as refeições. Mas, atenção, o ideal é sempre escovar os dentes e usar fio dental após as refeições).

Auxiliar no aumento da salivação é outro ponto positivo do hábito de mascar chiclete, pois aumenta a remineralizarão (quando comemos o PH da boca fica acido pelos alimentos e cai, com isso há uma perda momentânea de cálcio e sais minerais do esmalte dental). Pessoas que tomam remédios ou tem distúrbios de saliva, podem ter benefício com chiclete, pois combatem os problemas de xerostomia (boca seca).

O consumo do chiclete deve ser, preferencialmente, após refeições e não passar de 20 minutos. Vale ressaltar que mascar chiclete não substitui a escovação dos dentes nem uso de fio dental.

Algumas restrições são necessárias: pessoas que sofrem de gastrite, refluxo devem ter cuidado, pois mascar chiclete aumenta a produção de suco gástricos pelo estômago e pessoas com DTM  (disfunção temporo-mandibular), bruxomas, pacientes que fazem apertamento (bruxismo) devem evitar porque aumenta  a tensão mandibular e com isso agravar o problema.


Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo e-mail contato@orallineodonto.com.br ou WhatsApp 44 99768-3783.

 

Por Dr. Albert Asturiano